terça-feira, 30 de agosto de 2011

PORQUE EU AMO A QUIMICA


É muito comum ouvirmos frases como as do jovem que foi a uma banca de jornal comprar o livro de Química do Telecurso:


-Nunca gostei de Química.
 Pra dizer a verdade eu odiava Química.
 Não entendia nada! Tinha que decorar tudo!


Provavelmente não gostava da Química porque não sabia qual era a
utilidade de se estudar Química.


Muitas vezes ouvimos alguém dizer que não gosta de “química”, porque ela só faz mal para o ambiente e para as pessoas.  Dizem:
-Não gosto de nada que tem “química”. Ou:
-Isso é bom porque é natural. Não tem “química”.


A Química é a ciência que estuda o comportamento da materia  . Com o conhecimento do comportamento da matéria dá para fabricar materiais melhores. 



Com os novos materiais podemos fabricar instrumentos mais precisos, aparelhos mais confiáveis, máquinas mais resistentes, que melhoram muito a qualidade da nossa vida.



Graças aos novos materiais houve muito progresso na medicina e na saúde.


As análises, que levavam vários dias para ficarem prontas, hoje são feitas em minutos. Não se trata só da rapidez, mas também da qualidade dos resultados.


São mais confiáveis porque são mais precisos.



Nas comunicações também aconteceu uma mudança muito grande. Antigamente a comunicação era feita só por meio de livros. Hoje, com a televisão, praticamente todos podem receber informações do que se passa no mundo, na mesma hora em que está acontecendo. Veja o caso dos jogos de futebol da Copa do Mundo. Todos podem assistir aos jogos ao vivo.


O conforto da vida moderna só é possível com a fabricação de novos materiais. Esta vida, que é tão diferente da vida de dez, vinte ou trinta anos atrás, só é possível por causa da invenção de novas substâncias. É o conhecimento de


Química que permite produzir novas substâncias.


As novas substâncias são produzidas primeiro no laboratório e, depois, fabricadas na indústria. Todas as substâncias são produzidas a partir de alguma coisa extraída da natureza, seja de um mineral, de uma planta, do petróleo, da água do mar ou do ar.



A Química é uma ciência. E ciência é um conjunto de conhecimentos que o homem adquiriu, organizou e acumulou ao longo dos anos. Os conhecimentos da Química foram acumulados e organizados nos últimos duzentos anos