quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Refrigerantes diet aumentam risco de infarto


Refrigerantes diet aumentam risco de infarto

Reprodução
Duas latas por dia podem representar um aumento no risco de doenças no fígado semelhante às causadas pelo alcoolismo crônico

Uma pesquisa americana realizada pela Universidade de Medicina da Columbia mostrou que tomar uma lata de refrigerante diet todos os dias pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Segundo a pesquisa, por causa da grande quantidade de adoçantes artificiais, quem toma essas bebidas com frequência tem 43%o de chance a mais de desenvolver problemas de saúde. As informações são da Agência Saúde.
A nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Aline Marcadenti, explica que o fato de o refrigerante não conter açúcar não é garantia de saúde.
Segundo a especialista, “as pessoas têm reduzido o consumo de chá, o consumo de café e de água, principalmente, e tem substituído muito isso por sucos de caixinha, suco de pacotinho, incluindo o diet, que, a princípio, eles parecem um pouco inocentes porque eles não têm açúcar, só que, na verdade, não é bem assim”.
- Eles têm corantes, conservantes. Como a gente não absorve as calorias desse tipo de alimento, então, o sistema nervoso, o organismo, manda entre aspas que a gente ingira outros alimentos para suprir essas necessidades calóricas.
Para quem quer manter a saúde, ao invés de refrigerante diet, a nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, Aline Marcadenti, recomenda consumir mais água de coco, suco da fruta sem adição de açúcar ou adoçante e a ingestão de mais chás.
29/06/2011



Uma nova pesquisa desenvolvida pela University of Miami Miller School of Medicine e pela Columbia University Medical Center aponta que beber uma única lata de refrigerante diet todos os dias pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Além disso, as bebidas, que são consideradas teoricamente como mais saudáveis, podem criar danos ao fígado e diabetes. As informações foram publicadas pelo Daily Mail
Os pesquisadores afirmaram que aqueles que bebem refrigerante diet são 43% mais propensos a terem esses problemas de saúde do que aqueles que não bebem. Uma análise prévia dessas bebidas mostrou que esses refrigerantes, que têm uma grande quantidade de adoçantes artificiais, também podem causar doença hepática semelhante à causada pelo alcoolismo crônico.
Bebidas diet gaseificadas são comercializadas como uma opção saudável porque têm menos calorias do que os refrigerantes normais, mas seus benefícios à saúde permanecem obscuros, com algumas pesquisas que sugerem que eles acionam ainda mais o apetite das pessoas.
Pesquisa
A equipe de investigação estudou todos os tipos de refrigerantes consumidos pelos 2.564 participantes, durante um período de 10 anos. Segundo pesquisadores, os mecanismos pelos quais os refrigerantes podem afetar eventos vasculares não são claro.

Se você toma refrigerante diet, é bom não abusar.O consumo desse tipo de bebida aumenta o risco de diabetes tipo 2 e a situação conhecida como sídrome metabólica: aumento da obesidade abdominal e da pressão arterial. Agora, um estudo de 10 anos mostra que os refrigerantes diet aumentam o risco de doenças cardíacas.

O estudo, publicado no Journal of General Internal Medicine foi feito com 2,564 pessoas. Os pesquisadores descobriram que dietas associadas a refrigerantes diet aumentaram o risco de doenças cardiovasculares. Os médicos ainda não conseguiram descobrir os motivos da incidência dessas doenças em quem consome refrigerante. (vi no @NYTimes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário