domingo, 18 de novembro de 2012

Fósforo branco atinge até 800ºC após combustão


Ataques aéreos de Israel sobre Gaza com bombas de fósforo branco, proibidas pela Convenção de Genebra
As Convenções de Genebra, uma série normas que servem como base para a elaboração de leis do Direito Humanitário Internacional, definem limites para a atuação de exércitos em batalhas. A primeira versão do código de conduta foi escrito em 1864. Nos anos seguintes, diversas atualizações balizaram o comportamento dos militares em conflitos armados.
Entre os armamentos que são duramente criticados pelos organismos de ajuda humanitária internacionais, estão:
Bomba de fósforo
A bomba incendiária de fósforo (branco ou vermelho) foi largamente utilizada pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial. Estados Unidos, durante a invasão ao Iraque, e Israel, no cerco ao Hezzbolah no Líbano, já teriam usado este tipo de arma.
O fósforo branco arde espontaneamente no ar a partir de 34°C e atinge temperatura de cerca de 800ºC quando acionado. Um dos componentes da fabricação de fogos de artifício, a sua queima causa uma grande quantidade de fumaça e é usada para esconder a movimentação de tropas no campo de batalha.
Bomba de oxigênio
Também chamada "bomba de implosão" ou "bomba de vazio", consome o oxigênio ao redor e provoca o desabamento dos edifícios.
Bomba de napalm
Bomba incendiária fabricada com napalm, uma substância elaborada sobre uma base de gasolina e inventada na Universidade de Harvard, em 1942. Sua fórmula lhe permite arder a um nível determinado e grudar nos objetos e pessoas. Uma convenção da ONU de 1980 proibiu seu uso contra a população civil.
Foi muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, pelos EUA e aliados, para bombardear cidades japonesas. No Vietnã, o exército americano utilizou a arma para queimar a vegetação e abrir clareiras para o pouso de aeronaves.
Bomba de fragmentação
Bomba que explode antes de atingir o alvo, soltando milhares de estilhaços que saem a grande velocidade em direções aleatórias ou precisas, segundo os efeitos desejados. A carga explosiva se limita em geral a um quarto da massa total da bomba. O resto do artefato é composto por uma variedade de projéteis mortíferos e incandescentes.
Entre 5% e 40% dos projéteis liberados por este tipo de bomba não explodem ao atingir o solo, causando mutilações e mortes em populações civis mesmo após o fim de conflitos.
Bomba de racimo
Bomba de fragmentação de última geração, composta de um container principal que solta no ar, e sobre uma grande extensão, centenas de pequenas bombas que explodem ao atingir o chão.
A carga explosiva das bombas menores que são liberadas - do tamanho de latas de bebidas - são capazes de perfurar blindados. As explosões podem atingir uma área de até 400 m².
Com informações da AFP.

Um comentário:

  1. bomba de fosforo são utilizadas muito antes de israel.. o vies da notici aé vergonhoso

    ResponderExcluir