sábado, 21 de janeiro de 2012

EQUILIBRIO


Senhor, fazei-me instrumento
Do vosso equilíbrio:
- Onde houver reagente
qu' eu forme produto.
Onde houver produto
qu' eu forme reagente,
onde houver aumento de pressão
que desloque pra direita.
Onde houver diminuição
qu' eu leve expansão...
Onde crescer calor
qu' eu mude pra reação endotérmica.
Onde diminuir, que desloque pra exotérmica..
Onde houver deslocamento qu' eu cite CHATELLIER.
Ô mestre!
Fazei com que me equilibre mais:
Concentrar para ser consumido,
Diluir para ser concentrado.
Pois é DANDO QUE SE RECEBE.
É se fechando que se é reversível,
e é reagindo sem parar...
que se obtém o equilíbrio!
Ô mestre!
Fazei com que me equilibre mais:
Controlando meu grau de equilíbrio (Nc/Ni),
controlando o grau dissociado (Nd/Ni),
pois É DANDO QUE SE RECEBE,
é se fechando que se é reversível,
e é reagindo sem parar...
que se obtém o equilíbrio!


Leia o artigo original: Equilíbrio Químico - Vestibular Seriado http://www.vestibularseriado.com.br/colunas/anderson-santanna/item/17-equilibrio-quimico#ixzz1k78EFfvL

Nenhum comentário:

Postar um comentário