sábado, 14 de janeiro de 2012

A ERA DO PLASTICO



O surgimento do Bakelite e outros plásticos nos EUA durante os anos 20
A Baquelita (Bakelite) é um tipo de material de plástico (resina sitética que resulta da condensação de fenóis com aldeído fórmico) que foi inventado pelo belga Leo Beakeland (1863 - 1944). Leo Beakeland foi para os EUA como um imigrante em 1889. Ele entendeu que os EUA era um país melhor para fazer uma carreira do que a Bélgica.
Beakeland também inventou o papel de impressão fotográfico, chamado Velox, que poderia ser revelado sob luz artificial. Beakeland vendeu a invenção à Kodak. Com o dinheiro recebido da Kodak, ele comprou um laboratório num subúrbio de Nova Iorque em Yonkers.
Neste laboratório Beakeland inventou um produto revolucionário - o ' Bakelite' em 1907. Baquelita foi o primeiro plástico sintético. Esta invenção nova de Beakeland conquistaria o mundo em menos de 15 anos depois de 1907. Por causa desta invenção, Beakeland é visto como o pai dos plásticos e da indústria de plástico. A própria fábrica de Beakeland foi encampada pela Union Carbide Corp. Baquelita era um nome comercial muito popular nos EUA, e também no resto do mundo. Após sua invenção em 1907, a baquelita, foi e ainda é usada em milhares de produtos como, carros, utensílios domésticos, rádios, produtos de elétricos e assim por diante.

Rádio Admiral 1951

Rádio Belmont 1946

Rádio Belmont 1946
Breve história de produtos de baquelita inventados antes de 1930
1912 - um registro de baquelita inventado por Edison. (EUA)
1912 - bolas de bilhar de baquelita inventadas por Hyat Burroughs. (REINO UNIDO) 
1914
 - Receptor Telefônico em baquelita por Western Electric. (EUA)
1915 - máquina fotográfica Kodak por Eastman com gabinete (casco) de baquelita. (EUA)
1923 - Companhia Philips de Rádio começa com sua própria produção de baquelita, batizada de Philite. (Holanda)
1926 - Primeira cadeira de baquelita.
1927 - Primeiro rádio-transmissor produzido em Philite fabricado pela Philips. (Holanda)
O que é baquelita? Baquelita é o nome de comercial para plásticos produzidos por Bakelite Ltd. na Inglaterra e Bakelite Corp. na América. Ainda usa-se chamar Baquelita (Bakelite) mas é mais comum chamá-lo pelo nome genérico de formaldeído de fenol (fenólico). O Fenólico normalmente é reforçado com um "recheio" (recheio = material inerte adicionado a um polímero para melhorar suas propriedades. Normalmente sob a forma de pó ou fibra de madeira, polpa, floco de algodão e talco) mas o fenólico moldado não tem nenhum recheio e pode ser translúcido. Pode ser facilmente colorido com adição de pigmentos e pode ser ornamental, usado para jóias, gabinetes de rádio e todos os tipos de adornos e acabamentos.

Rádio Crosley 1930

A baquelita e outros plásticos durante os anos 30
Os plásticos têm larga aplicação na maioria dos produtos de hoje. Nós já não podemos separar nossas vidas dos plásticos, não podemos trabalhar ou viver sem os plásticos. Mas por que a era da grande depressão foi o melhor momento para conquistar os EUA e o resto do mundo com baquelita e outros tipos de plásticos?
Os plásticos se difundiram amplamente durante os anos 30, de volantes para automóveis e cabos de talheres a dados para jogos, resultado de esforços de pesquisa direcionados à estrutura comercial. A tecnologia emergente e seus produtos precisavam ser vendidos, eles eram o fruto do design.
A Companhia Du Pont desenvolveu o mais importante dos plásticos multi-uso - o Nylon, número 66 de quase 100 " superpolímeros " produzidos por um time de pesquisa especial. A fibra sintética logo substituiria a seda no vestuário feminino, o encordoamento em raquetes de tênis e instrumentos musicais, fios cirúrgicos, o aço em coxins mecânicos e materiais variados como telas de arame, guarda-chuvas e pára-quedas.
Durante os anos 30 os EUA era uma das principais nações no desenvolvimento de plásticos. A fibra sintética permitiu uma gama extensa de possibilidades para o desenvolvimento de novos produtos. Mas a Baquelita também era um produto revolucionário, mais velho que fibra a sintética, conquistou fatias novas do mercado depois de vinte anos após sua invenção. Durante os anos 20 e especialmente durante os anos 30, os americanos viram os plásticos como materiais milagrosos capazes de moldar contornos de um futuro desejado. Os materiais dominantes até então eram a madeira e o aço. Os primeiros plásticos como celulóide e baquelita compartilharam de uma aura mística criada pela indústria química. Muitos americanos tiveram o sentimento de que os químicos realmente iriam criar um novo mundo desenvolvendo "substâncias novas.... a partir do nada".
Revistas populares e livros descreveram o plástico principalmente durante os anos 20 como um produto de magia utópica, criando um mundo artificial de beleza transcendente e perfeição dos elementos mais comuns do planeta Terra. Até mesmo " Fortune ", o maior e mais respeitado diário empresarial dos EUA, intitulou uma matéria de 1936 sobre a indústria de plásticos com um ressonante título Bíblico: " O Que Homem Uniu... ".
A magia dos plásticos a partir de baquelita era, na realidade, o começo de uma nova era.
A baquelita também era conhecida como " o material dos mil usos ". O ano de 1927 foi decisivo no uso de baquelita, isto pelo fato de que a real competição com o material de baquelita era agora possível, pois a patente da Baquelita em resina de fenol-formaldeído expirou. Assim, depois de 1927 começou a competição com produtos de baquelita. O fim na patente da Baquelita era um dos fatores que contribuíram para o sucesso da baquelita e outros plásticos em bens de consumo durante os anos 20.



Rádio Philco 1941

Rádio Philco 1946

Rádio Philco 1952

Rádio Philips 1957


Nenhum comentário:

Postar um comentário