sábado, 15 de outubro de 2011

CRONOLOGIA ATÔMICA


Cronologia atômica
450 a.C. - Leucipo A matéria pode se dividir em partículas cada vez menores.

400 a.C. - Demócrito 
Denominação átomo (do grego A = não; Tomo = divisão) para a menor partícula de matéria.Na época não havia modos de provar a divisibilidade do átomo. Assim recebeu este nome, pois se achava que não podia ser dividido ou conter partículas menores. Considerado o pai do atomismo grego.

60 a.C. - Lucrécio 
Autor do poema “De Rerum Natura”, através do qual foi consolidado o atomismo de Demócrito.
  

1661 - Boyle Autor do livro “Sceptical chemist”, no qual defendeu o atomismo e deu o primeiro conceito de elemento com base experimental.
        

1808 - Dalton 
Primeiro modelo atômico com base experimental. O átomo é uma partícula maciça e indivisível. O modelo vingou até 1897. Modelo atômico de Dalton: "Bola de Bilhar": Esférico, maciço, indestrutível, indivisível, homogêneo e neutro
          

1834 - Faraday Estudo quantitativo de eletrólise, através do qual surgiu a idéia da eletricidade associada aos átomos (por isso o cátodo era considerado o pólo negativo).

1859 -
Primeiras experiências de descargas elétricas em gases a pressão reduzida (ao redor de 10 mmHg). Descoberta de "raios" posteriormente chamados catódicos.
 

1874 - Stoney 
Admitiu que a eletricidade estava associada aos átomos em quantidades discretas. Primeira idéia de quantização da carga elétrica.

1879 - Crookes 
Primeiras experiências de descarga elétrica a alto vácuo. Descobriu os raios catódicos. Seu instrumento de trabalho ficou conhecido como ampola de Crookes.
     

1886 - Goldstein 
Descargas elétricas em gases a pressão reduzida com cátodo perfurado. Descoberta dos raios canais ou positivos.

1891 - Stoney 
Deu o nome de elétron para a unidade de carga elétrica negativa.

1895 - Röentgen 
Descoberta dos raios X.

1896 - Becquerel 
Descoberta da radioatividade.

1897 - Thomson 
Descargas elétricas em alto vácuo (tubos de Crookes) levaram à descoberta do elétron. O átomo seria uma partícula maciça, mas não indivisível. Seria formado por uma geléia com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons (modelo do pudim de passas). Determinação da relação carga/massa (e/m) do elétron.
        

1898 - Casal Curie (Pierre e Marie Currie)
Descoberta dos elementos químicos polônio e do rádio.
               

1900 - Max Planck 
A energia não seria emitida de modo contínuo, mas sim em pacotes. Teoria dos quanta (plural de quantum).

1905 - Einstein 
Teoria da relatividade. Relação entre massa e energia (e = mc2). Esclarecimento do efeito fotoelétrico. Denominação fóton para o quantum (“pacotes de energia”) de energia radiante.

1909 - Millikan 
Determinação da carga do elétron.

1911 - Rutherford 
O átomo não é maciço nem indivisível. O átomo seria formado por um núcleo muito pequeno, com carga positiva, onde estaria concentrada praticamente toda a sua massa. Ao redor do núcleo ficariam os elétrons, neutralizando sua carga. Este é o modelo do átomo nucleado, um modelo que foi comparado ao sistema planetário, onde o Sol seria o núcleo e os planetas seriam os elétrons.
             

1913 - Bohr 
Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis de energia. Quando um elétron do átomo recebe energia, ele salta para outro nível de maior energia, portanto mais distante do núcleo. Quando o elétron volta para o seu nível de energia primitivo (mais próximo do núcleo), ele cede à energia anteriormente recebida sob forma de uma onda eletromagnética (luz).
      

1916 - Sommerfeld 
Modelo das órbitas elípticas para o elétron. Introdução dos subníveis de energia (s, p, d e f).

1920 - Rutherford 
Caracterização do próton como sendo o núcleo do átomo de hidrogênio e a unidade de carga positiva. Previsão de existência do nêutron.

1924 - De Broglie Modelo da partícula-onda para o elétron.

1926 - Heisenberg 
Princípio da incerteza. É impossível determinar ao mesmo tempo a posição do elétron e sua velocidade na eletrosfera.

1927 - Schrödinger 
Equação de função de onda para o elétron. O modelo matemático probabilístico introduz os números quânticos para localização do elétron na eletrosfera, bem como sua energia.
      

1932 - Chadwick 
Descoberta do nêutron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário