A busca do conhecimento tem ocupado a humanidade por eras, assim como lutamos constantemente para explicar os mistérios do mundo que nos rodeia e as estrelas acima de nós. Pergunte a maioria das pessoas a nomear os cientistas mais influentes de todos os tempos?,Certamente os nomes Einstein, Newton, Galileu, Darwin e alguns outros vão entrar nessa lista. Porém selecionamos 10 cientistas que de certa forma fez diferença para a humanidade e talvez você desconheça.
10-Ibn Al-Haytham
9- Tim Berners-Lee
Se não fosse por Tim Berners-Lee, você não estaria lendo esse artigo. Ele é o homem responsável pela criação da World Wide Web, tendo desenvolvido essa ferramenta de comunicação enquanto trabalhava no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas. Notavelmente, ele se recusou a patente de seu invento. Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento “Top100 Living Geniuses”, da consultoria Creators Synectics. O primeiro website que Tim Berners-Lee construiu foi colocado online em 7 de agosto de 1991. Oferecia uma explicação sobre o que a World Wide Web era, como alguém poderia criar um navegador, como instalar e configurar um servidor web, e assim por diante.
Avicena foi um dos mais influentes cientistas islâmicos, Avicena trabalhou em muitos aspectos da ciência, incluindo a medicina, matemática, lógica e geologia . Ele escreveu cerca de 450 textos sobre uma grande variedade de assuntos, os seus dois mais famosos são o Canon de Medicina e O Livro da Cura. Estes foram utilizados como manuais universitários padrão em toda a Europa há centenas de anos. No entanto, sua influência se estendeu mais longe, como ele também é considerado responsável pela introdução de quarentena para evitar a propagação de infecções, bem como a introdução de ensaios clínicos e de experimentação sistemática.
7-Thomas Midgley
6-Fritz Haber
5- Leo Szilard
Talvez um dos colaboradores menos conhecido no Projeto Manhattan, foi Szilárd que trabalhou na idéia da reação nuclear em cadeia,. Fez importantes contribuições para o desenvolvimento da primeira bomba atômica, mas protestou contra seu lançamento sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Essa idéia mudou o mundo dramaticamente.
4- James Clerk Maxwell
Aclamado por alguns como o pai da física moderna, James Clerk Maxwell é uma figura muito influente nos domínios da eletricidade, termodinâmica, fotografia, energia nuclear, entre outras. Sua descoberta do espectro eletromagnético levou ao desenvolvimento da televisão, rádio, microondas, bem como auxiliar no desenvolvimento do rádio e telescópios de infravermelhos. Suas equações do campo eletromagnético foram essenciais para a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Ele também produziu a primeira fotografia colorida. Seu trabalho na verdade, marcou uma partida do trabalho de outro grande cientista, Isaac Newton, e ajudou a informar a ciência por trás de muitos dos grandes desenvolvimentos tecnológicos da era moderna.
3- Karl Landsteiner
Landsteiner é um médico austríaco que desempenhou um papel essencial na identificação dos grupos sanguíneos. Ele demonstrou o efeito catastrófico da transfusão com o tipo errado de sangue, bem como demonstrou o caráter hereditário dos tipos de sangue, que desde então tem sido usado como um método de demonstrar a paternidade. Ele também foi parcialmente responsável pela identificação do vírus da poliomielite e fez inúmeras contribuições à imunologia, histologia e anatomia. Seu maior legado, porém, reside na compreensão dos diferentes grupos de sangue para transfusões de sangue, ao fazê-lo muito a melhorar as taxas de sobrevida em cirurgias.
2- John Bardeen
John Bardeen é uma das poucas pessoas a ter ganhado dois prêmios Nobel. Em 1956 sendo engenheiro elétrico e com mais dois colegas desenvolveu o transistor elétrico, um desenvolvimento que facilitou praticamente a construção de todos os dispositivos eletrônicos usados no mundo moderno. Suas descobertas sobre supercondutividade em1972 permite hoje o uso da ressonância magnética na medicina. Apesar destes avanços revolucionários, Bardeen é praticamente desconhecido da comunidade científica, ele poderia ser bem mais reconhecido pelo seu trabalho.
1- Joseph Lister
Enquanto trabalhava como cirurgião no Glasgow Royal Infirmary, Lister tentou resolver o problema de infecção em feridas, que na época matava 50% dos casos ou então levava a amputação. Tendo estudado alguns dos trabalhos de Louis Pasteur, e lendo artigos sobre o uso de ácido fênico em tratamento de esgoto, Lister começou a tratar as feridas de seu paciente com ácido fênico. Ele forçava os cirurgiões a lavar as mãos antes e após o tratamento com uma solução de ácido fênico, bem como equipamentos cirúrgicos limpos com ele, com isso provocou uma revolução na limpeza dos hospitais. Considerado o pai da medicina anti-séptica, o trabalho de Lister salvou inúmeras vidas em todo o mundo, e é um dos maiores avanços na história da medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário